sábado, 18 de outubro de 2014

Castração um grande ponto da solução!

Em pleno século 21, ano 2014 e tem gente que AINDA é contra a castração. O blog da veterinária levanta a bandeira em prol da castração, por diversos motivos. Encontrei essa foto em um facebook, porém não sei se é de algum grupo ou ong. (se souberem deixem nos comentários, pois achei MUITO boa a ilustração). Vou, além de citar, explicar os tópicos da imagem, assim deixando mais claro cada ponto. :)


1) Reduz a marcação de território: Cães machos castrados ainda filhotes (+-6 meses), não levantam a patinha! (é sério). Assim diminuem consideravelmente a vontade de fazer xixi por todo o canto, para delimitar seu território. Sem falar nos gatos que também tem essa mania de fazer xixi em tudo, com a castração isso não acontecerá! :)

2) Reduz as fugas: Cães e gatos no geral (machos e fêmeas), quando entram na idade reprodutiva fogem para cruzar. (Quem não conhece alguma cadela que deu um jeitinho de engravidar? Ou aquele cachorro que escala muro, passa por grades ou cava buracos para fugir do pátio quando têm alguma cadela no cio? ) Com castração a "libido" deles diminui, havendo menor procura. Mesmo castrados eles ATÉ podem cruzar, porém não gerando filhotes.

3) Reduz a agressividade: Como disse no primeiro item, a vontade de marcar o território diminui. Eles ficam menos agressivos quando castrados jovens. Quando dois machos moram no mesmo local, sempre tem uma disputa de território para ver quem manda mais. Com a castração as brigas diminuem bastante. (Isso não significa que ele vai virar um monge buda do tibet! Ele continuará defendendo a casa!!)

4) Reduz risco de câncer: Os animais tem um tipo de câncer venéreo transmissível, que é transmitido pelo ato sexual! (Cães castrados não têm esse risco). Há estatísticas que dizem que o risco de tumores em fêmeas castradas antes do primeiro cio diminuem em 95% !!!Além da redução do câncer de próstata, útero e ovário.

5) Reduz a superpopulação: Castrando seu animal ele para de procriar. Não terão mais filhotes, pois é retirado os testículos do macho (onde ficam os espermatozoides) e da fêmea é retirado o útero e os ovários (assim ela nem entra mais em cio - ALELUIA!!). 

6) Aumenta a longevidade: Animais castrados vivem mais. Isso já é cientificamente provado, pois todos os itens que já foram citados a maioria termina levando á morte do animal. Além de diversos outros fatores. 

Isso tudo aliado a visitas regulares no veterinário e a vacinação em dia, tenho certeza que seu melhor amigo viverá por muito e muitos anos feliz e saudável! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião e sugestões. O blog agradece.