sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Proprietário e criadores de Equinos

Novidade!! Agora temos uma Médica Veterinária no blog! Hoje será a primeira postagem da Gabriela C. Berlitz, minha amiga que falei esses dias em postagens anteriores. (Confira aqui ). Hoje ele inicia aqui com a gente! Aguardem mais postagens aqui no blog! Seja bem - vinda Gabi!

IMPORTANTE PARA OS PROPRIETÁRIOS DE ÉGUAS EM PERÍODO DE PARIÇÃO, POTROS E CRIADORES DE EQUINOS!


Potros apresentam uma energia aparentemente interminável, correndo pelos campos, brincando com os outros potros e recarregam sua energia com um rápido cochilo e uma mamada. Porém, de vez em quando, o potro desenvolve algum problema de saúde quando se torna apático, se afasta do grupo aparentando estar doente e vulnerável. 


O que você deve fazer se isso acontecer com o seu potro?

Emily Haggett, BVSc, Dipl. ACVIM, MRCVS, uma associada da Rossdales Equine Hospital, em Suffolk, Reino Unido, revisaram os passos que veterinários devem ter ao tratar um potro neonato que entrou em colapso.
Se seu potro entrou em colapso, não pode se levantar, ou está fraco, não tente lidar com a situação sozinho: "Qualquer potro fraco ou com alterações de comportamento deve ser examinado por um veterinário o mais rápido possível", diz Haggett. As causas mais comuns de colapso, alguns dos quais podem ser fatais se não tratada rápida e corretamente, são:
 
1) Sepse (um estado inflamatório sistêmico devido a uma infecção bacteriana conhecida ou suspeito);

2) Síndrome Mal-Ajustamento Neonatal (uma condição que ocorre nos primeiros dias de vida, depois de sofrer uma falta de fornecimento de oxigênio para o cérebro antes, durante ou logo após o nascimento); - A prematuridade;

3) Isoeritrólise Neonatal (anemia hemolítica aguda causada pela ingestão de anticorpos no colostro da égua e do leite que atacam as células vermelhas do sangue do recém-nascido);

4) Enterocolite (inflamação do intestino delgado e cólon);

5) Uroperitonio(o acúmulo de urina na cavidade peritoneal [abdominal], geralmente a partir de uma ruptura da bexiga);

6) Hipoglicemia (baixa de açúcar no sangue);

7) Cólica;

8) Impactação por Mecônio (não eliminação das primeiras fezes do potro);

9) Anomalias congênitas;

10) Trauma.

Quando o veterinário chega, ele deve primeiramente avaliar o potro e tentar identificar as causas mais prováveis que estão levando o animal á essa condição, disse Haggett.

"Avaliação do potro deve incluir uma breve anamnese e um exame físico completo", disse ela.

O proprietário deve informar ao veterinário:

1) Qual foi o tempo de gestação do potro e se a égua prenhe teve algum problema durante a gestação;

2) Se o parto foi assistido, quanto tempo durou, e se houve algum problema;

3) Quanto tempo o potro levou para ficar em pé, como ele se comportou após a parição, quanto tempo levou para eliminar o mecônio e urinar, e se o veterinário fez a administração de alguma medicação no potro logo após o nascimento.

Com base nessas informações, o veterinário pode chegar a um diagnóstico mais preciso.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião e sugestões. O blog agradece.